A minha Avenida Paulista (Agora com update!)

terça-feira, 24 abril at 11:00 am 7 comentários

(A pedidos)

Vamos imaginar uma situação: você tem um dia a toa em São Paulo. Você quer conhecer bastante coisa e tem medo de se perder. Não quer gastar muito com transporte público. Quer caminhar em relativa segurança. (Relativa, porque nem Catanduvas é segura mais.) Para onde você vai? Eu recomendo a Avenida Paulista. Lá você pode:

  1. Visitar o MASP. Clichê? Pode até ser. Mas o MASP é, para mim, um dos dois museus de arte mais legais que esse país tem. Seja pelo seu acervo (sensacional) ou pelas exposições temporárias (lá eu vi uma coleção de arte do Egito Antigo em 2002 – acho – e a coleção Pirelli-MASP de fotografia em janeiro desse ano), ou até pela feirinha de antiguidades que rola aos domingos no vão livre. Aliás, só a arquitetura desse museu já é uma delícia. Vá com tempo, sem pressa. Sente-se em frente às tapeçarias, aos Cezannes e aos Renoirs. Mas não esqueça da vida: ainda tem muita coisa para fazer na minha avenida!
  2. Pegar um cinema no Cine Bombril. A sala de espera para o cinema é um capítulo a parte: pufes coloridos, uma pipoca gostosa e um café depois do filme. Pensando bem, é melhor deixar o café para depois que você tiver passado na…
  3. Livraria Cultura do Conjunto Nacional. (Essa merece uma historinha.) As lojas da Livraria Cultura no Conjunto Nacional eram o meu “passeio de final de ano”. Depois do Natal, quando todos os presentes já tinham chegado dentro de envelopes, meu avô me colocava no carro e me levava até a Paulista. Geralmente eu voltava com pelo menos uma sacola cheia de livros e dois calendários enormes (que me fazem falta até hoje). Não lia todos os livros, mas era divertido. Há quem diga que a FNAC é mais gostosa para passar um tempo sem comprar nada, mas eu prefiro a Cultura por razões sentimentais. Well, compre um livro fininho (você não quer carregar peso nem gastar dinheiro) e saia do Conjunto Nacional (em direção à rua João Manuel). Atravesse a Rua João Manuel, entre na Galeria 2001 e se prepare para a próxima atração:
  4. Tomar um café na Cristallo. Vocês não estavam estranhando que até agora eu ainda não havia falado em comer nada? Já que a minha idéia era falar só de UMA comidinha, vou falar da Bomba de Chocolate da Cristallo. Chocólatras como eu não podem morrer sem provar. Aqui na roça não tem nada parecido, então a bomba de chocolate da Cristallo faz parte da lista das coisas que eu tenho que comer quando vou a São Paulo (mas isso é assunto para outro top 5).
  5. Dar um tempo no Itaú Cultural. Se você fez tudo o que esse guia recomenda, seu dia já deve estar acabando. Antes de voltar para o lugar de origem, pegue o metrô e desça na Estação Brigadeiro (se você não quiser andar 1800 metros). Pegue a saída Carlos Sampaio, ande uns cem metros e você acha o Itaú Cultural. Para mim, o centro cultural que todas as cidades devem ter: exposições, biblioteca, um centro multimídia. Merece pelo menos umas duas horas do seu dia.

Depois desse dia sensacional, passe em uma das várias bancas de jornal espalhadas na Paulista e me compre um postal daqueles bacanérrimos que só se encontra por lá. Se quiser me mandar uns postais publicitários, também gosto muito deles. E se quiser saber mais de São Paulo, tente esses outros guias:

Além dos guias (idéia do Sr. Enloucrescendo), dois sites superbacanas para quem quer saber mais coisas de São Paulo são o Sampaist e o Simples.Cidade, escrito pela genial Gabriela Franco!

Update: Como pude esquecer disso? É lógico que essa brincadeira é de passr para frente! Eu adoraria ver os guias da Mônica (São Paulo/Porto Alegre), do Rafa (São Paulo/Curitiba), do JV (Irati), da Babs (Curitiba/Salvador) e de quem mais quiser fazer e mandar trackback pra cá!

Entry filed under: Sao Paulo.

Power Bloggers: Marmota E mais uma criança nasceu!

7 Comentários Add your own

  • 1. bloda  |  terça-feira, 24 abril às 7:08 pm

    tá, eu passo na paulista todo dia, confesso que não aguento mais olhar pra cara dela, mas é uma relação de mulher de malandro. eu sempre volto, será que sou muito fácil ou volúvel? ai, jesus, preciso fazer um teste da capricho!

    Re: Pois é, bloda. Quando a gente dá com a lata da pessoa (ou da coisa) todos os dias, é difícil perceber o quanto gosta. Ou até mesmo pára de gostar. Mas me conte o resultado do teste da capricho, sim? 😉

    Responder
  • 2. Rafa  |  terça-feira, 24 abril às 11:37 pm

    Kiridjinha!
    Se eu não tivesse escrito meu post hoje (aliás, veja), ele seria uma resposta sobre coisinhas de Sampa. Escrevo depois isso, com certeza…
    A Livraria Cultura continua a melhor coisa da Paulista, mesmo porque não é mais uma, mas são várias, dividas em áreas. T-U-D-O-!
    Preciso só de dinheiro pra comprar tudo o que é essencial pra mim.
    Muitas saudades, honey.
    Tanti bacci.

    Pois escreva. Escreva muito.

    Responder
  • 3. Babs  |  quarta-feira, 25 abril às 1:14 pm

    Ai quanta saudade eu sinto da Paulista! E óbvio que não fui nesses lugares indicados a não ser no MASP mas da próxima vez farei o roteirinho indicado de forma “católica” ehehehe.

    Meu primeiro namorado era funcionário da Livraria Cultura do Conjunto Nacional…veja que coisa bela! (sim, namoramos a distância durante 1 ano e 5 meses….que cousa! Era ótimo!)…e me deu uma saudade daquela época quando li suas palavrinhas sobre a Livraria e o Conjunto Nacional…(eu tinha o maior orgulho de ter um namorado que trabalhava na Livraria Cultura do CONJUNTO NACIONAL DA AVENIDA PAULISTA! ahahaha coisa de menina de 17 anos né?).

    Farei um roteirinho sim…coloco aqui nos comments? me ensina!
    Beijos amoooooo!

    Posso fazer um comentário podre? Que mania de namorar a distância, menina…
    Sabia que meu sonho era trabalhar na livraria Cultura? Acho que se mudasse para São Paulo ia ficar lá dia e noite até me contratarem, hehe!

    Faz teu roteiro que eu coloco no blog como escritora convidada, que vc acha? Bjos.

    Responder
  • 4. Elis Marchioni  |  quarta-feira, 25 abril às 2:18 pm

    Menina, e um Top 5 sobre a sua cidade, não rola?
    Começou a fase Clarice Lispector no Museu da Língua Portuguesa. Quando você vem?
    Beijos.

    Rolará, assim que as fotos estiverem prontas =) Quanto à Clarice, pretendo ir, mas não sei quando. Beijão.

    Responder
  • 5. Babs  |  quinta-feira, 26 abril às 12:44 pm

    Que comentário pooooooooodre hein? ahahaha isso…esculhamba comigo em praça pública! ahahahahaha

    Mas tenho uma resposta pra esse seu comentário (e acho que já te falei isso…) mas te conto pelo ême-esse-êne okay?

    Farei um belo roteiro e se der coloco umas fostos pra ilustrar…

    Bêjo!

    Ah! Adorei a idéia de ser “escritora convidada”, mas de escritora não tenho naaaaaaaaaaaaaada!

    Responder
  • 6. Patrícia Köhler  |  quinta-feira, 26 abril às 7:21 pm

    Adorei, adorei, adorei seu roteiro! São lugares que eu amo visitar também.

    Ah, e nem me fala em trabalhar na Livraria Cultura do Conjunto Nacional! Vislumbro isso há anos. Já participei de uma dinâmica uns cinco ou seis anos atrás, pleiteando uma vaga para vendedora de livros (literatura nacional) e outra para vender CDs de pop rock (as vagas eram para a futura unidade do Shopping Villa-Lobos, que é a mega store e vende CDs também, além de livros). Não me saí bem na dinâmica (e a relação candidato- vaga?? Muito soda! Havia umas 60 pessoas disputando estas duas vagas, sem brincadeira), acho que na época era tímida demais pra participar deste tipo de atividade… aliás, tenho traumas de dinâmicas até hoje, não só por este episódio mas por causa de mais umas duas…
    Carlinha, brigada pelo carinho e preocupação… já estamos bem melhores em casa. Minha vó PRECISAVA de paz e descanso. Sofreu demais nos últimos dois anos… agora deve estar feliz, proseando com meu avô (sim, ela acreditava piamente nisso, e quem sou eu então para questionar? :P) 🙂

    Beijos.

    Responder
  • 7. Ligia  |  terça-feira, 21 agosto às 2:11 pm

    Estou no pc da escola, fazendo um trabalho sobre a avenida paulista! ^^

    obrigada pela ajuda! =D

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2007
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts