Porque hoje é o dia da terra

terça-feira, 22 abril at 3:12 pm 8 comentários

Hoje, dia 22 de abril, é o Dia da Terra. O pessoal do Faça sua parte está propondo uma postagem coletiva sobre o assunto. Nas palavras deles:

Coloque um pouco [de terra] na língua. Não tenha receio! Lembre-se da infância, de quando isso era natural; de quando nada dessa nossa cultura ainda havia sido colocada em você! De quando a natureza e você eram uma coisa só. De quando você e sua mãe eram uma coisa só!

Estranho, né? Pois é assim que somos em relação à Terra. Estranhos. Como num país cuja língua e costumes não entendemos. Nesse feriado, aproveite para sentir a Terra. E depois escreva um post sobre isso. Publique no dia 22.

Escreva sobre a Terra, o que quiser, mas tente escrever, também, sobre os seus sentimentos, sobre o quanto você se sente afastado ou integrado a ela.

Como você pisa na Terra?

Esse post é a minha contribuição para o Dia da Terra. Como transformar a nossa casa em um pedaço menos estranho, menos agressivo, menos poluente? Como viver bem sem destruir o planeta em que vivemos? Eu sei que nós podemos mudar coisas pequenas, mas ainda tenho medo das grandes. E fico com medo quando vejo a Lucia Malla falar em tipping point – a hora que a coisa vai degringolar de vez. E fico triste quando olho pro lado e vejo gente fechando as cortinas e acendendo a luz.

Como ajudar a preservar nosso planeta?

A Carol Costa está fazendo uma experiência muito interessante e contando tudo no site da revista Bons Fluidos. Por um mês, ela vai mudar tomar dez atitudes que podem ajudar a preservar o meio ambiente, se todo mundo tentar junto. Eu acho que ela não vai ficar chateada se eu colocar quais são essas atitudes aqui:

  1. Tirar os aparelhos do stand by
  2. Utilizar os dois lados do papel
  3. Não pegar sacolas plásticas
  4. Separar e reciclar o lixo
  5. Substituir produtos de limpeza tóxicos por biodegradáveis ou naturais
  6. Fazer uma composteira
  7. Reutilizar água da máquina de lavar
  8. Consumir menos
  9. Não comer carne
  10. Trocar o carro por bicicleta ou transporte público

Essa é a lista dela, você pode fazer a sua. Não precisa ter dez atitudes, podem ser cinco. Ou uma. Escovar os dentes com um copo de água, por exemplo. Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e os cabelos. Levar a sua sacola de pano para o mercado, pelamordedeus, isso é tão fácil e a gente ainda é tão resistente.

O Afonso falou lá no Faça Sua Parte e eu repito aqui: mudar hábitos é mais fácil do que a gente pensa. No começo do ano eu me propus a tirar os aparelhos do stand by. Recuperei os telefones com fio (que não consomem energia) e deixei só um telefone sem fio na casa. O telefone sem fio não pode ficar fora da tomada mas o resto (televisão, dvd, microondas, forno elétrico, computador, som, carregador de celular…) pode. A noite eu passo uma “revista” pela casa, procurando deixar só os imprescindíveis ligados (telefone – geladeira). E tem sido assim desde janeiro. Já virou hábito, como escovar os dentes ou passar creme nos pés. Agora imagine o impacto de toda a população reduzindo 20% no consumo de energia.

Então chegou a hora de responder o Afonso: como você pisa na terra? Qual o tamanho da pegada que você deixa? Quais atitudes você vai mudar para desacelerar o processo de destruição do planeta?

p.s.: O Recanto da Deusa Doméstica também tá nessa!

Entry filed under: natureza, saude, vida, viralize. Tags: .

O meu lado B Calligaris, hoje

8 Comentários Add your own

  • 1. Lucia Malla  |  terça-feira, 22 abril às 3:19 pm

    Simples, prático e eficiente. Uma lista pessoal pode ser uma maneira fácil de aproximar as pessoas para ma vida mais “sustentável”. Parabéns pelas palavras.🙂

    Responder
  • […] Faça sua parte está propondo uma postagem coletiva sobre o assunto. O Enquanto Seu Blog não vem já entrou nessa e agora é a vez de eu colocar aqui algumas dicas para deixar a sua casa mais […]

    Responder
  • 3. Ma  |  terça-feira, 22 abril às 4:49 pm

    Adorei a listinha!
    Temos que fazer nossa parte, mudando alguns hábitos!
    Eu tenho minha listinha… ela é pequena, mas a cumpro com prazer!

    Responder
  • 4. Dia mundial da Terra | Viajante Consciente  |  quarta-feira, 23 abril às 1:43 pm

    […] Andréa Poça (Dicas de ciências) Anny (Blog Linha) BHY Branco Leone (Um blog sem conteúdo) Carla do Brasil (Enquanto seu blog não vem) Carla do Brasil (Recanto da deusa doméstica) Carlos Hotta (Brontossauros em meu jardim) Carol […]

    Responder
  • 5. Allan  |  quarta-feira, 23 abril às 7:26 pm

    Estas listas funcionam quando a convicção existe, ao contrário das listas que os movimentos ambientalistas costumam entregar pelas ruas italianas- aliás, eu não pego folhetos distribuidos na rua, que costumo chamar de lixo imediato. Se alguém se propõe a escrever uma lista de ações é porque já está convinto e irá cumpri-la.
    Esse foi o tema que usamos na blogagem do Dia da Terra no ano passado.
    Valeu pela participação!

    PS – arrumei as orquídeas.🙂

    Responder
  • 6. Patricia Carvoeiro  |  sexta-feira, 25 abril às 12:56 am

    Carlinha, em maior ou menor escala, eu faço praticamente tudo que está na sua lista. Fiquei até feliz agora.
    Só tem uma coisa que eu queria MUITO fazer aí na sua lista e não faço. E ironicamente é, de tudo que você elencou, o que eu MAIS queria fazer: trocar o carro por uma bicicleta. Ou mesmo metrô.
    Aqui em São Paulo não dá pra depender só de transporte público, não, infelizmente. Muito menos de você mora a quase 15 km da estação de metrô mais próxima.
    E eu MORRO de medo de sair de bicicleta por aí disputando espaço com os carros, motoboys, ônibus e caminhões. Nossa, como eu queria ciclovias nesta cidade. Como queria mesmo…:/
    E metrôs que servissem bem à população.
    Muito caos isso aqui…

    Responder
  • 7. Luis Marcelo  |  sábado, 26 abril às 1:45 am

    Olá
    Como não tinha um blog para colocar um post, criei um no dia da Terra. Se chama “Quero ser verde!”.
    E foi só eu pensar em mudar de hábitos e meu carro pifou, me obrigando a ficar um semana buscando outras formas de me locomover. Percebi que é preciso mais do que uma lista de coisas pra nos lembrar dos novos hábitos. É preciso uma boa dose de vontade porque o contrafluxo, a mesmice, te puxam de volta pras velhas rotinas, pro comodismo.
    Mas vamos em frente!
    Abraço…

    Responder
  • 8. Anderson  |  quarta-feira, 30 abril às 8:46 pm

    Boa lista, pequenas atitudes que geram grandes diferenças!

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2008
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts


