Da música na web (ou: o novo do Radiohead e o Myspace.com)

domingo, 14 outubro at 11:21 pm 4 comentários

O primeiro fato é que eu nunca tinha ouvido Radiohead antes. Tudo bem, já tinha ouvido Fake Plastic Trees na propaganda do Carlinhos, In its right place no Vanilla Sky, uma e outra coisa por aí. Mas ouvir Radiohead, com toda a pompa e circunstância que ouvir Radiohead merece, nunca tinha ouvido. Por quê? Não sei.

[Esses dias eu tive que explicar pra uma pessoa por quê eu nunca tinha ouvido Radiohead. Essa pessoa ficou pasma e me mandando baixar Radiohead e eu não baixava, não baixava, não baixava, não baixava e a pessoa já estava quase me dando as contas.]

Então, dia 10 saiu o In Rainbows. Então Rafa me manda um e-mail com o link pra baixar o In Rainbows. E um pdf da notícia no Estadão falando sobre a forma revolucionária de comercialização do In Rainbows no site do Radiohead.

Era a hora. Ou eu ouvia o Radiohead naquele dia, quando pipocavam links para baixar “o novo do Radiohead”, ou não ouviria mais. No twitter o que eu mais via era “já tô ouvindo o novo do Radiohead”, “vou ouvir o novo do Radiohead daqui a pouco”, “blablabla novo do Radiohead”, “yadayadayada Radiohead”.

Baixei.

[um minuto de silêncio.]

Para falar de outra coisa, não só do novo do Radiohead, vou resumir a sensação de ouvir Radiohead com uma expressão dos meus tempos de quase gaúcha: AFU. Porque é a única coisa que eu consigo pensar que resume o que eu achei do novo (e dos velhos) do Radiohead.

[você não sabe o que é AFU? AFU significa muito, mas muito, bom!]

[desce o pano, troca o cenário, muda a luz, muda a trilha]

Outro fato é que eu há muito tempo não ouço CD. Só tenho comprado CDs em shows ou então CDs raros que eu encontro por acaso em bancas de ofertas. Os meus CDs, não todos, mas os que eu ouço com mais freqüência já estão digitalizados. Isso vem do fato de eu só ouvir música em duas ocasiões: no carro – mp3 – e no computador – mp3. E ouvir MP3 deixa tudo bem mais fácil.

E aí eu penso no novo CD do Radiohead e me dá um nó na cabeça: CD do Radiohead? Ninguém tem o CD do Radiohead ainda, só as músicas. Eles só vão começar a mandar o CD (a mídia, a caixinha) perto do dia 03 de dezembro.

Então o CD morreu? Não sei se já dá pra decretar a morte do CD, mas muita gente vem fazendo música sem usar o CD como suporte principal. Aliás, o CD virou só isso: suporte. A mensagem finalmente é mais importante que o meio.

[Acabaram as capas bonitas, como a do Sargent Peppers? Tudo vai virar hotsite?]

Sendo a mensagem mais importante que o meio, em tempos de fronteiras líquidas [!] como os nossos, um suporte físico já não dá conta de espalhar por aí a música que você faz.

E aí pipocam os novos suportes para espalhar por aí a música que você faz. O mais popular talvez seja o Myspace.com. Fuçando no Myspace.com eu descobri que as Puppini Sisters lançaram disco novo no começo desse mês. E o novo CD das Puppini Sisters, que saiu na Inglaterra no dia 03 de outubro já foi ouvido por essa garota, em Cascavel, várias vezes hoje.

Isso sem falar no pessoal que produz música independente. Por exemplo, você já ouviu Gooks? Pois é, Gooks também é AFU. E você pode ouvir (e baixar) Gooks no Myspace. E olhe, é bom, viu? Aproveite o lançamento do segundo CD demo dos moços [impressão minha ou outubro é mês de lançar CD?] e corra lá. E fique torcendo para eles marcarem logo um xô bem bacana, num lugar ótimo perto de você ou numa data ótima em que você esteja perto deles.

[O vento diz que eles até tocam uma cover dos Pixies, quando alguém pede. Mas são palavras do vento.]

Resumindo, se hoje eu escuto o que eu escuto (de Bach a Gooks, de Pink Floyd a Roberta Sá), muito disso é devido à web. Seja porque é na web que eu encontro as músicas, seja porque foi através da web que eu conheci as músicas. Muito do que eu gosto hoje eu conheci via London Burning e Scream & Yell. Coisa que jamais chegaria até uma menina de interior.

Terminando, uma vez que eu nunca pergunto “você gosta de música?”, mas “que música você gosta?”, fica uma pergunta: que música você gosta e acha que eu deveria ouvir? Onde eu posso encontrar? Respostas nos comentários, por favor!

As minhas recomendações estão aqui:

[E ali do lado, no quadro Para Ouvir tem vários sites onde pode encontrar muita música bacana!]

Entry filed under: umbiguices. Tags: .

Mais que mil palavras Mais que mil palavras

4 Comentários Add your own

  • 1. Luciana  |  segunda-feira, 15 outubro às 1:11 am

    indicação oficial: tem que ouvir os mestres da guitarrada!

    comentin… ops, comentário extra-oficial: eu poderia indicar mil coisas que acho que vc já ouve – como clube da esquina, bossa nova, tropicália, e todo esse povo brasileiro – mas não vou indicar…

    agora um minuto de silêncio pra minha indicação final e definitiva… ouça art popular! aquela nossa, manja?😛

    ou temas de novela…

    ou rob car…

    ou… vou dormir. boa noite. a música do sono é legal. cantaremos juntas. sabemos. beijo. tchau.

    Responder
  • 2. juliana  |  quinta-feira, 18 outubro às 12:34 pm

    eu volto aqui a noite pra responder essa pergunta pq ela é complexaq e eu tô no trabalho. mas me espera aí.

    Responder
  • 3. Patrícia Köhler  |  quinta-feira, 18 outubro às 6:15 pm

    “Resumindo, se hoje eu escuto o que eu escuto (de Bach a Gooks, de Pink Floyd a Roberta Sá), muito disso é devido à web. Seja porque é na web que eu encontro as músicas, seja porque foi através da web que eu conheci as músicas. Muito do que eu gosto hoje eu conheci via London Burning e Scream & Yell. Coisa que jamais chegaria até uma menina de interior.”

    Carlinha, olha que curioso… eu também ouço MUITA, mas muita coisa mesmo, graças à web, e olhe que moro há mais de vinte anos na maior capital da América Latina!
    Tudo bem, eu não sou parâmetro, sou meio bicho-do-mato mesmo. Enfim.😛

    Ah, eu adoro Radiohead, adoro muito o Chris Martin (que olhos são aqueles, jésuis), mas muitas vezes acho a banda parecida demais com U2. E olha que sou

    fã das duas (mais de U2, confesso, até porque Bono foi um dos meus maiores e antigos amores platônicos), e, mesmo assim, algumas músicas do Radiohead eu confundo com U2! Não apenas acho alguns arranjos extremamente parecidos, como as vozes deles também.

    Mas beleza, isso não é uma crítica. Podem aparecer mais dez bandas com influência Bono Voxiana ou The Edgiana que eu vou a-do-rar!

    Beijo, flor!😉

    ps: falta pouco pra gente se veeer!😀

    Responder
  • 4. joab  |  quarta-feira, 24 outubro às 4:48 pm

    antes de mais nada, muito obrigado pelas referências elogiosas aos gooks. e afu é você incluir a banda em um post que fala do radiohead!

    falando em radiohead… patrícia, me perdoe, mas você, pelo jeito, confundiu radiohead com coldplay. radiohead, definitivamente, não tem influência do u2. coldplay, cujo vocalista se chama chris martin, de fato, parece ter alguma influência dos irlandeses. mas também já foi acusado de plagiar uma certa fase do radiohead. enfim.

    quanto aos olhos, nem sei de que cor são os do thom yorke, vocalista do radiohead. mas um deles tem um problema de nascença: http://www.popmatters.com/music/features/images/060705-thom-yorke.jpg

    quanto a recomendações, serão cinco, todas de bandas com página no myspace:

    1. sparklehorse [all i want is to be a happy man]

    http://www.myspace.com/sparklehorse

    2. editors [que lançou um dos melhores discos deste ano]

    http://www.myspace.com/editorsmusic

    3. grinderman [a atual banda do nick cave]

    http://www.myspace.com/grinderman

    4. british sea power […]

    http://www.myspace.com/britishseapower

    5. patife band [e ele é de londrina – pr!]

    http://www.myspace.com/patifeband

    é isso.

    beijos!

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

outubro 2007
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts


