50 Músicas que marcaram a minha vida: Minuetos em Sol Maior e Sol Menor BWV 114/115

segunda-feira, 26 março at 1:22 pm Deixe um comentário

O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach é uma coleção de peças que eram executadas em saraus e pelos alunos de J. S. Bach. Além de obras de Bach, o Anna Magdalena (como é carinhosamente chamado pelos estudantes de piano) tem obras de Carl Phillip Emanuel Bach, François Couperin e várias obras de composição duvidosa. Há quem diga que algumas composições do caderno atribuídas a Bach são, na verdade, de Anna Magdalena. Tergiverso, enfim.

Os Minuetos em Sol Maior e Sol Menor, composições de Cristian Petzold – que você pode ouvir aqui – foram as primeiras peças do Anna Magdalena que eu toquei ao piano. (Há quem diga que não se deve estudar Bach ao piano, uma vez que suas composições foram feitas para Cravo, mas tergiverso de novo.) Você consegue imaginar algo mais marcante para alguém que começou a estudar piano escondido aos 17 anos (por medo de desistir e confirmar a teoria de que desistia de tudo – isso poderia ir para os clichês estereotípicos), movida pelas obras de Mozart e Bach? Lembro ainda hoje do cuidado que peguei o MEU Anna Magdalena pela primeira vez. É, dos livros que eu convivi nos últimos dez anos – ainda hoje recorro a ele quando surgem dúvidas nas adaptações para flauta-doce de suas obras – o mais bem cuidado, o mais acarinhado e, provavelmente, o livro de música que eu mais usei.

Costumo dizer que me considero quase pianista, mais quase que pianista. Hoje, nem piano tenho mais (e aqui caberia todo um discurso sobre arrependimento de deixar o instrumento versus a necessidade de cuidado que um piano requer ), mas ao ouvir essa gravação do Anna Magdalena, me arrepio e sinto muita saudade do tempo que podia sentar e tocar os minuetos. Por um motivo só: é muito bom tocar o que você toca bem. (Apesar de, depois dessa gravação, achar que nem toco tão bem assim.)

p.s.: P. Q. P. Bach, segundo ele mesmo filho renegado de J. S. Bach, escreve sobre o Caderno e deixa um link para você baixar e ouvir a excelente gravação de Gustav Leonhardt de algumas peças do Caderno.

Anúncios

Entry filed under: 50 músicas, musica.

Verbete 27 Citações: Teorias da Personalidade (Susan Clonninger)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

março 2007
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: