50 músicas que marcaram a minha vida: The Twelve Days of Christmas

terça-feira, 26 dezembro at 1:16 pm Deixe um comentário

A primeira vez que ouvi Twelve Days of Christmas foi com o Belle and Sebastian. Era um CD daquelas compilações que a gente faz e manda para as pessoas amigas. No caso, eu fui a pessoa amiga que recebeu a compilação.

Eu achei um barato aquela gravação, meio zoada, de uma música de Natal e fui atrás, tentar descobrir de onde tinha vindo e para onde ia. Foi quando fui apresentada à Twelve Days of Christmas, a minha segunda música favorita de Natal (perde para Adeste Fideles, de que eu já falei antes).

O favoritismo vem – além da interpretação delícia do B & S – pela rica simbologia e pela história da música. Para deixar a coisa bem resumidinha, os tais doze dias do Natal a que se refere são os dias entre o Natal (25/12) e a Epifania (06/01). A noite do dia 05/01 é a décima segunda noite do Natal e a Epifania (ou Dia de Reis) no dia 06/01 é o décimo segundo dia do Natal. A música era uma forma de catequizar as crianças em época de perseguição a Católicos na Inglaterra.

Bem resumidinho, esses são os símbolos:

  • A Partridge in a Pear Tree: Jesus, que foi mandado por Deus para salvar a humanidade.
  • Two Turtle Doves: O Antigo e o Novo Testamento.
  • Three French Hens: As três virtudes: Fé, Esperança e Caridade.
  • Four Calling Birds: Os quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
  • Five Gold Rings: Os cinco livros do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
  • Six Geese A-laying: Os seis dias da criação.
  • Seven Swams A-swimming: Os sete dons do Espíritos Santo: Sabedoria, Conselho, Entendimento, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus.
  • Eight Maids A-milking: As bem-aventuranças, do Sermão da Montanha.
  • Nine Ladies Dancing: Os frutos do Espírito Santo: caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança.
  • Ten Lords A-leaping: Os dez mandamentos.
  • Eleven Pipers Piping: Os onze apóstolos que permaneceram fiéis a Cristo até sua morte.
  • Twelve Drummers Drumming: Os doze pontos da doutrina apostólica, expressos no credo niceno-constantinopolitano.

Isso é um resumo muito bem resumidinho. Eu recomendo fortemente que, se vcoê se interessou, leia direto na fonte!

Além disso, me deixou bem feliz saber que eu podia passar 12 dias (depois da correria) curtindo o Natal. 

No Youtube, aproveitando a onda dos vídeos colaborativos, um pessoal se juntou para fazer uma versão “coral” de Twelve Days of Christmas. Quer ver o resultado?

Fazendo esse post, descobri que essa música é parte de um disco de Natal que o Belle & Sebastian gravou no Peel Sessions. Nesse blog muito bacana, você encontra o disco para download. É ou não um belo presente de Natal?

Entry filed under: 50 músicas, musica, videos.

Estamos em reforma para melhor atendê-lo 27 Citações: Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

dezembro 2006
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


